ELEIÇÕES 2024
A saúde nas eleições municipais de 2024
O ano de 2024 será decisivo para o futuro do Brasil. Para que o país supere o atual ciclo de instabilidade, precisaremos de mais convergência, mais ações solidárias e a recuperação absoluta de uma linguagem política ancorada no respeito à diversidade, na justiça social e nos direitos humanos.
A saúde está intimamente ligada ao contexto político, social e econômico do país. Nos seus fundamentos, o SUS observa a saúde como um componente determinado e determinante de uma sociedade moderna, vibrante, equitativa, inclusiva e plena de oportunidades. A pandemia de COVID-19 desvelou a importância do SUS e o preço que todos pagamos quando um governo inepto e cruel se depara com uma emergência sanitária catastrófica. A crise ambiental no Rio Grande do Sul veio novamente nos cobrar a importância do planejamento e da prevenção de desastres, da articulação dos entes federativos, das ações públicas baseadas no melhor conhecimento disponível, da generosidade de muitos e da irresponsabilidade política de outros tantos. A democracia no Brasil ainda está em risco e a saúde é um componente essencial para sua plena restauração. Neste documento, apresentamos as principais formulações da Abrasco para o pleito eleitoral de 2024.
Acreditamos que as eleições deste ano serão primordiais para a reafirmação da democracia no Brasil e a retomada do avanço dos direitos sociais conquistados desde a Constituição Federal de 1988. Estas são – de forma resumida – nossas primeiras recomendações técnico-políticas para a consolidação e o fortalecimento do SUS.
Conheça as cinco propostas estruturantes da Abrasco para o fortalecimento do SUS
1. Investimento em cuidados com a força de trabalho: educação permanente, supervisão e humanização da gestão local.
2. Efetivação do controle social, envolvendo suas instâncias no planejamento de recursos estratégicos
3. Integração dos municípios nas regiões e fóruns de pactuação regional como forma de atingir a integralidade e a integração das redes de atenção.
4. Garantir uma atenção primária acolhedora, com prontidão e resolutividade.
5. Defesa do SUS público, com modalidades de gestão e contratação que garantam a responsabilidade sanitária.
Destacamos que esse conjunto inicial de propostas, dado o seu caráter estrutural, responde aos principais desafios de praticamente todos os municípios brasileiros. Entretanto, a Abrasco possui também acúmulos específicos em diferentes áreas da saúde pública, que se organizam a partir dos nossos Grupos Temáticos, os quais colocamos à disposição das candidaturas para o diálogo programático nestas eleições:
- GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva
- GT Avaliação em Saúde
- GT Bioética
- GT Comunicação e Saúde
- GT Deficiência e Acessibilidade
- GT Educação Popular e Saúde
- GT Envelhecimento e Saúde Coletiva
- GT Gênero e Saúde
- GT Informações em Saúde e População
- GT Promoção da Saúde
- GT Racismo e Saúde
- GT Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas Complementares
- GT Saúde e Ambiente
- GT Saúde Bucal Coletiva
- GT Saúde Indígena
- GT Saúde Mental
- GT Saúde da População LGBTI+
- GT Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
- GT Trabalho e Educação na Saúde
- GT Vigilância Sanitária
- GT Violência e Saúde
Esperamos que estas propostas contribuam para o debate na sua cidade. Reiteramos que a Abrasco está aberta para dialogar com as candidaturas municipais sobre estes e outros temas relevantes para o fortalecimento do SUS.
#defendaosus
SAÚDE É UM DIREITO UNIVERSAL. E O SUS É UMA CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO.
Convidamos você para fazer parte deste movimento e ampliar esta campanha! Ajude a colocar a defesa e a melhoria do SUS como pauta prioritária do seu candidato!